sexta-feira, 30 de setembro de 2011

ESTRUTURA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL


Olá pessoal, segue abaixo meu rascunho dos estudos para o Banco do Brasil, estou lendo uma apostila e digitalizando o que tenho compreendido, espero que isso ajude vocês.


ESTRUTURA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL:

O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é o aglomerado de órgãos e instituições que atuam na intermediação (transferência) de recursos dos agentes econômicos (pessoas, empresas, governo) superavitários (que possuem sobra de dinheiro) para os deficitários (falta de dinheiro).

O aglomerado de órgãos e instituições que compõem o SFN são órgãos de regulação, instituições financeiras e instituições auxiliares, públicos ou privados.









Instituições
Financeiras
 

Agentes Superavitários
 



Agentes deficitários
 
 

                                                                                                    




Dentro da estrutura do Sistema financeiro Nacional há dois subsistemas:

Subsistema Normativo: Autoridades de Apoio e Autoridades Monetárias

Subsistema Operativo: Instituições financeiras e Instituições Auxiliares

Compete ao subsistema normativo regular e fiscalizar e ao subsistema operativo administrar e intermediar as transações financeiras.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) faz parte da área normativa e é o órgão máximo do SFN, pois regulamenta a área operativa. O subsistema operativo compõe-se das instituições financeiras públicas e privadas que operam no mercado financeiro.

Segue abaixo o que seria a estrutura do SFN:

CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL - CMN

BACEN: Inst. Financeiras Captadoras de Depositos à Vista - (Bancos Multiplos com carteira comercial; Bancos Comerciais; Caixas Econômicas; Cooperativas de Crédito). Sistema de Liquidação e Custódia - (Sistema especial de liquidação e de custódia; central de custódia e de liquidação financeira de títulos; Caixas de Liquidação e custódia. Inst Financeira Não Captadora de Depósito a Vista - Bancos Multiplos sem carteira comercial; Bancos de investimento; Bancos de desenvolvimento; Sociedade de crédito, financiamento e investimento; sociedades de crédito imobiliário; Companhias hipotecárias; Associações de poupança e empréstimo; Agências de fomento; Sociedades de crédito ao microempreendedor.

CVM: Demais Intermediários e Auxiliares Financeiros: Bolsas de mercadoria e futuros; Bolsas de Valores; Sociedade corretoras de títulos e valores mobiliários; Sociedades distribuidoras de titulos e valores mobiliarios; Sociedades corretoras de câmbio; Representações de Ins financeiras estrangeiras; Agentes autôomos de investimento. Administradores de Recursos de terceiros: Fundos Mútuos; Clubes de Investimentos; Carterias de investidores estrangeiros; Administradoras de Consórcios.

SUSEP: Entidade do Sistema de Previdencia e Seguros: Entidades Abertas de Previdência Privada; Sociedades Seguradoras; Sociedades de capitalização; Sociedades administradoras de seguro saúde.

SPC: Entidades fechadas de previdência privada.

Nos proximos Posts vou falar sobre cada orgão/instituição acima citados e ficará melhor para compreender sobre cada parcela do sistema.